Veja algumas dicas para uma boa negociação

Sabemos que na hora da compra e venda de algum produto ou serviço, seja ele grande ou pequeno, tanto o vendedor quanto o comprador precisam seguir alguns passos para entrarem em um acordo. A arte da negociação é de extrema importância para ambos os lados, e com as dicas que traremos a seguir, você verá como é possível ter sucesso nesse processo.

Se prepare para a negociação

Antes de começar a argumentação e as propostas, é muito importante você estar totalmente preparado(a). Portanto, essa fase da negociação deve ser baseada em princípios e não em opiniões subjetivas. Para isso, trouxemos aqui uma sigla para você se lembrar dos principais princípios: a sigla PICO.

Problema: primeiramente, identifique o problema que deve ser solucionado. Não foque no culpado por esse problema, pelo contrário, apenas coloque suas forças em descobrir a melhor forma de resolve-lo.

Interesses: Tente identificar os interesses comuns entre as partes. Qual é o seu interesse e qual é o interesse do outro? Como podem trabalhar isso juntos? Sendo assim, não se prenda à uma única certeza.

Critérios: Decida o que será oferecido baseado em critérios lógicos, e não em desejos pessoais seus ou do outro. Deixe isso claro para ambas as partes.

Opções: Busque por opções em conjunto com as outras partes da negociação. Seja flexível. Saiba ouvir. Chegue com um leque de opções diferentes e conversem para chegarem juntos a uma conclusão.

Busque informações e lide bem com o tempo

Com certeza quem souber lidar melhor com o tempo e obtiver mais informações, será a parte mais poderosa. Se você for negociar com um cliente, estude sobre ele. Busque informações. Se dedique para entender o lado dele.

Acompanhe o tempo que ele tem para essa negociação. Muitas vezes as negociações precisam ser rápidas, outras já levam muito tempo (meses e anos). Saiba acompanhar e se prepara, independente da situação.

Defina sua estratégia de negociação

Existem diferentes tipos de negociação, e dependendo da situação, alguns podem ser mais adequados que outros. Vamos ver alguns deles:

Competição: Nesse tipo de negociação o objetivo é ganhar mais vantagens sobre a outra parte. Não costuma-se chegar a nenhum acordo comum.

Acomodação: Nessa estratégia, uma das partes acaba cedendo por sua própria vontade. Ao invés de colaborar, a pessoa simplesmente se acomoda e aceita que perdeu a negociação. Geralmente a parte que age dessa forma busca relacionamento a longo prazo.

Conciliação: Essa estratégia é um meio termo em que, ambas as partes acabam cedendo em alguns pontos, mas as duas não estão tão satisfeitas com o resultado final.

Colaboração: Os dois lados conversam bastante, expõem fatos, fazem perguntas e sempre estão buscando uma solução comum que agrade a ambas as partes. Normalmente essa é a estratégia que funciona melhor, pois as duas partes são beneficiadas.

Defina quais serão os possíveis acordos a serem feitos

Em uma negociação, é importante fazer um estudo aprofundado antes sobre os preços do mercado, e saber exatamente qual deve ser o “target price”. Muitas vezes em negociações, a empresa que não possui conhecimento sobre o valor do seu produto, e a média de mercado do mesmo, pode acabar abaixando muito os preços para conseguir fechar uma venda, e acabar saindo com prejuízos.

Por outro lado, é importante também não ser inflexível. Estude bem qual será o seu preço mínimo e máximo, e fixe-se a isso, podendo moldar-se ao observar qual é a faixa target do cliente. Dessa forma, você saberá quanto você pode subir ou descer na negociação.

Seja confiante em seus argumentos!

Por fim, esteja firme em sua proposta e em sua estratégia de negociação. Não importa o quão importante seja para você fechar essa venda, não deixe isso tão óbvio para seu cliente. Dê seus argumentos de forma firme e clara. Mostre o diferencial do seu produto/serviço, e transpareça o quanto o mesmo tem agregado para outros clientes que já fecharam com você.

Essas foram algumas dicas sobre uma boa negociação. Se você gostou do conteúdo, leia nossos outros blogposts clicando aqui.

Veja mais conteúdos: