Varejo – tendências e novas tecnologias para obter sucesso

O setor de varejo no Brasil e no mundo tem estado em constante mudança. A tecnologia vem agregando muito aos processos e operações em lojas e em sistemas de e-commerce. Vamos ver a seguir alguns pontos importantes para o sucesso no varejo, considerando não somente a tecnologia, mas também a gestão e análise de dados.

  • Utilize softwares de gestão para um bom controle de estoque. Esse controle é o processo de monitoramento de todo fluxo de entrada e saída de produtos armazenados. O estoque também pode ser mais organizado com soluções de automação, que garantem eficiência e também reduzem custos e perdas. Algumas das vantagens do controle automatizado de estoque são: redução de perdas por roubo ou por vencimento dos prazos de validade, a organização do espaço físico de armazenamento e melhor controle de investimentos.

Foque em seus clientes, prepare seus colaboradores e invista em sustentabilidade

  • É importante investir em um atendimento diferenciado. Estude seu público e realize pesquisas para entender a dor do seu cliente. Assim, planeje ofertas específicas e faça um acompanhamento durante todo o processo de compra, uso do produto, e pós venda. Isso com certeza fará a diferença para a experiência do seu cliente e fará com que ele mesmo promova e sua marca.
  • Treine e prepare seus colaboradores de forma que os seus clientes sejam atendimentos da melhor maneira possível, com mais eficiência e gentileza, aumentando a produtividade, e consequentemente as vendas. Afinal, uma equipe comercial despreparada pode levar o cliente a desistir de sua compra. Um bom plano de desenvolvimento para seus vendedores, e campanhas de engajamento podem mudar completamente o desempenho da equipe.
  • A sustentabilidade está presente em diversas áreas do varejo, desde a gestão de fornecedores até o descarte final, feito pelos consumidores. O SEBRAE aponta que 59,7% dos comerciantes afirmam que investir em práticas de sustentabilidade representa oportunidade de ganhos. Portanto, adotar boas práticas na gestão da loja pode proporcionar uma série de benefícios à empresa, além de contribuir para a adoção de práticas sustentáveis em toda a cadeia de valor.

Serviços de entrega e loja física estratégica são um diferencial

  • É importante investir em um bom serviço de entrega. Comércios que possibilitam a realização da compra via internet, sendo site ou WhatsApp, e possuem um serviço eficiente e confiável de entregar, ganham muitos pontos com o público nos dias de hoje. 
  • As lojas físicas se tornaram espaços onde o consumidor busca mais do que apenas adquirir um produto. Busca ter uma experiência completa de entretenimento e informação. Avalie todos os aspectos da sua loja, desde o atendimento, hardwares utilizados pelos vendedores, conveniências para o cliente, conforto do ambiente e praticidade para realizar a compra.

Novas tecnologias agregam grande valor ao varejo

  • Adotar uma estratégia omnichannel é integrar diferentes canais e pontos de contato com o consumidor. Dessa forma, é super importante estar presente em todas as plataformas, se adequando à forma de atuação de cada uma. E independente de qual é a plataforma que você está lidando com o cliente, ou até mesmo em loja física, é muito importante que a qualidade e o nível de atendimento se mantenha o mesmo.
  • O smartphone já se tornou um dos principais aliados dos consumidores na hora das compras. Com isso, é importante que os varejistas ofereçam formas de o cliente usar o celular no ponto de venda, o chamado m-commerce (mobile commerce). De acordo com último relatório Webshoppers da Ebit, essa modalidade de compras cresceu 41% no Brasil. Ela possibilita que o cliente use o celular para realizar pagamentos diretamente na loja, por meio de códigos de barras do tipo QR code, além de usar a leitura dos códigos para acessar informações sobre produtos e descontos especiais.
  • Uma das tecnologias mais modernas é a Big data. Esta pega os dados gerados a partir de atividades comerciais e empresariais e analisa esses dados obtidos. Com isso, faz o mapeamento de hábitos de compras, prevê tendências, se prepara para meses de sazonalidades e descobre dores do seu público, tendo a possibilidade de se posicionar no mercado antes de seus concorrentes.

A Syscontrol oferece diversas soluções para automatizar e melhorar processos no Varejo. Rastreabilidade de produtos, leitores de códigos de barras, impressoras de etiquetas, sistema RFID, e outras soluções podem agregar muito ao seu negócio. Entre em contato conosco e saiba mais!

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