Saúde – vantagens da inovação nos processos hospitalares

A área da saúde, assim como os outros setores do mercado, têm crescido muito e necessitado de novas tecnologias e soluções . Essas são necessárias para trazer melhorias, como o melhor desempenho das operações, a segurança dos pacientes, e a agilidade dos profissionais de saúde.

Inovação não é apenas adotar novas tecnologias como computadores, máquinas e sistemas, mas significa encontrar novas formas de realizar o que precisa ser feito. Isso é, utilizar novas tecnologias para criar processos mais ágeis e rentáveis, a fim de trazer um retorno significativo, seja em redução de custo ou em melhorias no sistema de saúde, com experiências diferenciadas para o público. 

Inovar na área da saúde significa trazer mais segurança e qualidade de vida aos pacientes, proporcionar maior precisão nos diagnósticos e tratamentos, aumentar a satisfação de quem recebe o atendimento e uma maior agilidade para o dia a dia dos profissionais da saúde, sejam eles médicos, enfermeiros, recepcionistas, técnicos, etc.

Trouxemos aqui algumas das tecnologias usadas na área da saúde para melhorar as operações, e quais seus impactos positivos.

Automação na saúde

Utilizando automação em hospitais, laboratórios e clínicas é possível trazer muita facilidade às atividades operacionais do dia a dia. A principal vantagem da automação na área da saúde é: eliminar a grande quantidade de processos manuais, e possibilitar a coleta de dados do paciente de forma digital, integrando esses dados em sistemas. 

Ou seja, tanto informações pessoais como nome, idade, endereço, quanto informações médicas como resultados de exames, histórico de doenças e medicamentos transcritos são armazenados e integrados. Isso facilita a tomada de decisão dos profissionais da saúde e traz ainda mais segurança aos pacientes. Dessa forma, há uma grande diminuição nos erros que podem acontecer quando esses registros são feitos manualmente. 

Eliminando a quantidade de processos manuais nos hospitais e clínicas, há uma queda significativa nos custos dos mesmos. Além disso, há uma melhora grande na rapidez com que essas operações são realizadas, garantindo muito mais qualidade e menos erros.

Inteligência Artificial

Essa é uma das principais inovações na área da saúde. Com a inteligência artificial, os dispositivos treinados por meio de algoritmos simulam a capacidade humana de tomar decisões em determinadas situações, a fim de resolver problemas mais rapidamente.

Utilizando a tecnologia da inteligência artificial na área da saúde é possível desenvolver uma assistência para cirurgia e procedimentos. Além disso, criar softwares de gestão de organização dos fluxos de trabalho e um pré-atendimentos por meio de atendentes virtuais. Também, é possível desenvolver um diagnóstico de possíveis riscos do paciente, dependendo de suas condições.

Analytics e Big Data 

O big data é uma tecnologia importantíssima na área da saúde, já que proporciona um grande agrupamento e armazenamento de dados dos pacientes. Esses são analisados e integrados às suas fichas cadastrais, como já falamos anteriormente.

O analytics, por sua vez, pega essas informações presentes no big data, e as analisa de forma a identificar diagnósticos precoces. É possível até mesmo descobrir formas de aplicar melhorias nos atendimentos realizados.

O analytics pode ser integrado com diferentes aplicações, como o BI (Business Intelligence), e com seus resultados, pode contribuir para o gerenciamento de pontos críticos. Essa tecnologia proporciona um controle maior do cenário total dos hospitais e clínicas, mostrando por exemplo informações sobre a curva de internação hospitalar, disponibilidade de leitos disponíveis, e vários outros dados.

Realidade Aumentada

Esse processo é realizado a partir de câmeras e sensores de movimentos, e contribui para a visualização de vasos pequenos e estruturas celulares durante o estudo de doenças e tratamentos. Isso acontece pois essa tecnologia permite representar as estruturas do corpo humano com mais precisão, não importa quão pequenas essas sejam.

A tecnologia da realidade aumentada é também muito utilizada na realização de microcirurgias. Com isso, o profissional que está fazendo o procedimento consegue visualizar em tamanho maior a área a ser trabalhada. Isso diminui a chance de erros e possibilita uma cirurgia menos invasiva e agressiva para o paciente.

A Sys na área da saúde

A Syscontrol oferece soluções de altíssima qualidade para a área da saúde, como impressoras próprias para pulseiras de identificação de pacientes, administração de medicamentos com código de barras (BCMA), integração dos registros do paciente com PDAs, ribbons e etiquetas, e softwares syscontrol que integram informações do paciente em todas as etapas do atendimento.

Para mais informações sobre nossas soluções para a área da saúde, entre em contato conosco clicando aqui

Veja mais conteúdos: