RFID – 3 formas de aplicar essa tecnologia

O uso das soluções RFID apresenta muitas vantagens para as empresas. Pelo fato de a tecnologia garantir uma precisão muito maior para o monitoramento de produtos, é possível haver uma redução com custos de mão de obra. Também gera melhorias na gestão de estoques e demandas, além de redução de desperdícios e prevenção de roubos e falsificações de mercadorias.

Além disso, a RFID permite a rastreabilidade de itens em condições de difícil acesso, como lugares altos, apertados ou escuros e em ambientes expostos ao calor, umidade ou produtos químicos.

O tempo de leitura de dados é menor, pois não é necessário localizar a etiqueta (como na leitura de códigos de barras). Também é possível que os dados sejam lidos mesmo quando a etiqueta ou o leitor estão em movimento (como no caso de veículos).

Apesar do custo da tecnologia ser mais alto em relação ao dos sistemas de códigos de barras, muitas empresas estão alugando os equipamentos necessários como uma alternativa para economizar e utilizar todas as vantagens da RFID.

Confira abaixo alguns exemplos onde é possível aplicar a RFID na sua empresa:

Rastreamento de produtos na cadeia de abastecimento com RFID

Graças às iniciativas de RFID na Walmart e em outros grandes varejistas, nos últimos anos foi dada muita atenção ao uso das etiquetas para rastreamento de produtos na cadeia de abastecimento.

Essas iniciativas exigem que os fornecedores codifiquem as etiquetas de RFID com um número de ID exclusivo (um código eletrônico do produto ou EPC) e o coloquem nas caixas de mercadorias antes de embarcá-las para o varejista.

Rastreamento dos processos

A tecnologia de RFID pode ser usada pra o rastreamento dos produtos ao longo de todo o processo de manufatura. Os fabricantes de automóveis, por exemplo, muitas vezes colocam as etiquetas de rádio frequência nas carrocerias dos automóveis. Ali, as informações são gravadas assim que cada tarefa do processo de manufatura é realizada.

 As indústrias de alimentos usam as etiquetas de RFID de forma similar para rastreamento dos ingredientes que entram em cada lote de produto. Quando são descobertos defeitos nos produtos, as informações capturadas podem ajudar a fazer o recall dos itens com maior rapidez e de forma mais específica.

Rastreamento e localização de ativos

A tecnologia também pode ser usada para rastreamento e localização de uma variedade de ativos caros, desde brocas até empilhadeiras e vagões de trem.

Em alguns sistemas, os leitores são montados acima da entrada da ferramentaria, monitorando a entrada e saída das ferramentas. Em outros, o usuário carrega um leitor portátil de RFID, aguardando para identificar um item necessário.

Previsões para o uso da RFID no futuro

A organização RFID Journal aponta que, para os próximos anos, a RFID deve ser uma das maiores tendências do mercado. Um dos setores em foco é o varejo, pois o varejista pode fazer o apanhamento dos produtos em tempo real. Isso aumenta a visibilidade do estoque e monitoramento dos itens, dessa forma criando melhores experiências para o consumidor.

Além disso, especialistas afirmam que a RFID não será uma concorrente do sistema de leitura por código de barras, mas sim uma complementação para o aprimoramento da cadeia produtiva.

Contate nosso time de especialistas Syscontrol e comece a aplicar a tecnologia RFID no seu negócio!

Veja mais conteúdos: