Rastreabilidade – Entenda a importância

A rastreabilidade é o monitoramento de objetos em todo o seu ciclo de vida, desde a montagem até a chegada ao cliente final. Esse processo é fundamental para as organizações, afinal cria maior segurança e confiança em relação ao mercado. 

Efetivos para esse processo, os códigos de barras armazenam e identificam informações sobre o produto. A sua origem, composição, processo de armazenagem e destino. Dentro da rastreabilidade, essas informações são essenciais, pois ajudam a identificar com mais facilidade possíveis erros.

Suas vantagens

Portanto, além de atender as necessidades dos clientes, a importância está em assegurar qualidade e regulamentações governamentais. Os benefícios dessa prática podem ser apontar:

  • Gestão da matéria prima.
  • Melhoria dos materiais.
  • Garantia de qualidade.
  • Redução do estoque.
  • Identificação de gargalos.
  • Aumento da confiança junto ao consumidor.

Principais aplicações

Por ser um processo amplo, a rastreabilidade pode ser aplicada em diversas atividades, principalmente em empresas do segmento de manufatura, logística e varejo. Conheça melhor sobre cada uma delas a seguir.

Rastreabilidade de medicamentos

Os medicamentos necessitam de alguns cuidados específicos, por isso, é essencial para o aumento do controle dentro do processo de fabricação, manipulação, transporte, armazenagem até a distribuição para o cliente final. A medida prevista na Lei 11.903/2009, torna obrigatório a partir de de outubro de 2021 a implementação da rastreabilidade de medicamentos.

Rastreabilidade de alimentos

Para a indústria alimentícia, o processo de rastreabilidade segue a movimentação do alimento ao longo do seu estágio de produção. Como por exemplo a carne, é possível identificar qual a procedência do animal, seu trajeto de transporte até a fábrica, a produção, processamento e distribuição até o consumidor final.

Se necessário, o processo de recall por alguma irregularidade se torna mais ágil e seguro.

Rastreabilidade de produtos

A rastreabilidade pode ser feita através de etiquetas RFID. Nesse sentido, os produtos são rastreados e as informações enviadas a cada etapa na qual ele passa. Dessa forma possui memória própria, possibilitando a interação com o leitor de códigos e envio de informações para identificação.

Uso da Tecnologia

Portanto, a tendência para esses segmentos junto à rastreabilidade, é a automação dos processos. Com a intenção de diminuir possíveis erros humanos, principalmente dentro da produção e gerar maior credibilidade ao consumidor. 

Com mais de 30 anos de mercado, a Syscontrol auxilia empresas a definir suas prioridades e dificuldades em relação à rastreabilidade através de toda a sua gama de soluções para hardware e software. Entre em contato conosco e faça parte do time de empresas prontas para o mercado atual.

Veja mais conteúdos: