Conheça os 4 principais tipos de logística

A logística sempre teve grande relevância no mercado em geral. Operações logísticas são necessárias tanto nas indústrias, no varejo, no agronegócio, e em áreas relacionadas à saúde. O transporte de peças, insumos, medicamentos, equipamentos, animais, alimentos, matéria prima, até o produto final, são essenciais para manter o mercado e a economia rodando. 

No entanto, sabemos que isso não se trata apenas do transporte. O sistema logístico conta com muitas etapas, como o empacotamento, armazenamento, monitoramento, transporte, e várias outras operações que compõem o que chamamos de cadeia logística. 

Para que tudo isso ocorra da forma mais eficaz e segura possível, é preciso planejar, executar e controlar de forma minuciosa toda essa movimentação de produtos e matéria prima, sendo dentro ou fora das empresas. Veremos agora alguns tipos de logística existentes.

Logística de Produção

A logística de produção é basicamente o processo de transformar matéria prima, insumos, ingredientes e peças, em um produto final. Esse tipo de logística está sempre presente nas indústrias, e demanda um controle de toda a movimentação dos materiais. Isto é, desde o momento de chegada à fábrica, a montagem/fabricação, o empacotamento, até o momento de armazenagem, sendo a mesma realizada internamente, ou com uma empresa terceirizada. 

Essa parte envolve uma parte estratégica, que demanda conhecimento do mercado e da concorrência, para que seja possível planejar de forma assertiva questões como tempo de produção e de transporte. É importante conhecer bem a demanda, sua frequência e a sua sazonalidade para evitar desperdícios, sobras, e consequentemente, prejuízos financeiros para a empresa.

Logística de distribuição

Esse é o processo que leva o produto até o consumidor final, e possibilita as vendas online. Por essa ser a parte da logística que mais tem contato com o consumidor final, ela demanda um grande cuidado e atenção. 

Segundo um estudo realizado pelo site do ReclameAQUI, reclamações de atraso na entrega de produtos crescem 61% entre março e abril de 2020. Claro que esse número se deu devido ao momento que vivemos esse ano em plena pandemia, porém só demonstra ainda mais o quanto os clientes estão prezando por entregas mais rápidas no momento de decisão de compra.

Deve-se prezar pela qualidade, velocidade, e cuidado com o produto transportado. Não adianta as outras etapas da logística terem tido sucesso se ao chegar no consumidor final, existem reclamações e insatisfações com a empresa. Ao mesmo tempo, essa parte da logística também é responsável pelo controle de estoque, a forma de armazenagem, a conferência de carga, o roteiro de entrega e monitoramento como um todo.

Logística reversa

A logística reversa é responsável por tornar essa cadeia mais sustentável para e empresa. Por isso, esse tipo de logística cria meios de reaproveitar produtos e materiais, de forma a criar processos benéficos ao meio ambiente. 

O objetivo é resgatar materiais para o descarte correto, ou para o reaproveitamento, e cuidar do processo de retorno para o estoque de produtos rejeitados pelo cliente por algum motivo. Além disso, a logística reversa reutiliza os suprimentos que sobram em um processo de produção, montagem ou venda. 

Exemplos de empresas que possuem logística reversa em suas operações são empresas de refrigerante, que te possibilitam de devolver e garrafa de vidro após o consumo, possibilitando a reutilização. 

Outro exemplo são os cartuchos de impressoras, que costumam ser recolhidos após o uso total da tinta, para a reutilização. Também empresas que vendem cápsulas de café, como a Nespresso por exemplo, que possui pontos específicos para o descarte, que vão direto para e reciclagem. 

Logística de suprimentos

A logística de suprimentos é responsável por garantir que a matéria prima e/ou o produto esteja onde deve estar no momento da demanda. O profissional que trabalha com logística de suprimentos precisa ter um bom controle sobre o armazenamento e o transporte, priorizando qualidade e tempo, a fim de deixar tudo preparado para a produção ou venda. 

Por exemplo, a logística de suprimentos em uma indústria alimentícia cuida para que todos os insumos e ingredientes estejam disponíveis e corretamente armazenados para suprir a produção demandada naquele período. Já a cadeia de suprimentos de um supermercado é garantir que exista um bom estoque, suficiente para atender e demanda da loja. 

Por fim, na logística de suprimentos é muito importante também buscar sempre por soluções que aumentem a agilidade e reduzam os custos de operações logísticas.

Esses foram alguns tipos de logística existentes que gostaríamos de apresentar hoje. A Syscontrol conta com soluções tecnológicas de softwares e hardwares totalmente voltados para o setor logístico, que trazem redução de custos e aumento da segurança. Portanto, entre em contato conosco para tirar suas dúvidas e conhecer nossas soluções.

Leia também nosso blog post sobre “Por que investir em softwares para a gestão logística?”.

Veja mais conteúdos: