Planejamento Estratégico, Tático e Operacional

O planejamento estratégico é o processo de elaborar uma estratégia visando os objetivos de uma empresa. Isso envolve desde a definição de metas, as tomadas de decisões, até o conjunto de ações efetivas pensadas para chegar ao objetivo. Por isso, é primordial que primeiro seja definido onde a empresa quer chegar, para depois traçar as ações práticas necessárias. 

O que torna o planejamento estratégico ainda mais completo e aplicável é desmembrá-lo em outros dois tipos: o planejamento tático e o planejamento operacional.

Abaixo falaremos um pouco sobre cada tipo de planejamento, e como eles se relacionam para que a empresa obtenha os melhores resultados possíveis.

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é o momento que a diretoria de uma empresa analisa o momento e a situação atual que estão vivendo, e faz uma projeção de como querem estar no futuro, pensando a longo prazo. É o momento de decidir os objetivos estratégicos. Isso ajuda a empresa a focar em uma direção, e colocar seus esforços, investimentos e tempo para alcançar o objetivo macro da organização.

Para uma boa estruturação de um planejamento estratégico, é necessário que a empresa tenha bem definido seus objetivos a curto, médio e longo prazo, suas metas específicas, assim como também sua visão, missão e valores. Isso faz com que a empresa tenha um propósito, e evita que ela apenas passe o dia a dia resolvendo problemas que surgem pelo caminho.

Nas reuniões de planejamento estratégico a diretoria vai estudar as circunstâncias e traçar as melhores estratégias, realocando recursos, criando novas soluções, pensando em tudo para aumentar a rentabilidade, diminuir custos, tornar o negócio escalável, e planejar os próximos passos. Na maioria das vezes os planos feitos em reuniões de planejamento estratégico das empresas são planos para longo prazo (5 a 10 anos).

Uma boa sugestão para mapear os principais pontos e ter uma visão estratégica é realizar uma análise SWOT (ou FOFA), identificando fatores externos, como as oportunidades e ameaças, sendo elas fatores ligados à economia do país e do mundo, a situação dos concorrentes, situação do mercado, e etc. E também pontuar os fatores internos, como as forças e fraquezas que a empresa possui.

Planejamento Tático

Diferentemente do planejamento estratégico, que tem uma visão macro de todas as áreas da empresa, traçando estratégias e realizando análises, o planejamento tático foca em colocar em prática as ações necessárias para alcançar os objetivos de longo prazo, traçados no PE (planejamento estratégico). Esse é o momento de traçar os Objetivos Práticos.

Esse já não é mais feito pela alta diretoria da empresa, como no PE. O planejamento tático é pensado a nível departamental, geralmente realizado pelos gerentes das equipes, e seus objetivos são de médio prazo, entre 1 e 3 anos para serem cumpridos.

É legal que cada departamento da empresa saiba claramente qual é a sua missão, e como o seu trabalho contribui para o crescimento da empresa como um todo. Isso causa sensação de pertencimento e de colaboração, fortalecendo ainda mais o trabalho entre as equipes.

Nesse momento é interessante estruturar ações práticas que todo o time deverá ter para atingir os objetivos propostos. Para isso pode-se utilizar ferramentas e metodologias, como a 5W2H, que dará ao time mais clareza sobre o que precisa ser feito e como desmembrar isso em pequenas etapas.

Planejamento Operacional

Já o planejamento operacional diz respeito a como cada equipe ou colaborador se organiza em suas atividades diárias. Ele coloca em prática ações efetivas a fim de atingir os objetivos pontuados pelo planejamento tático. Nesse momento é onde são criados os Planos de Ação.

Aqui é decidido como serão construídos os processos e quais serão os métodos utilizados para a realização das tarefas diárias. É interessante decidir o que será utilizado, buscando tudo o que for facilitar a organização e a produtividade da equipe. Pode-se utilizar checklists, fluxogramas, método kanban, reuniões diárias, cronogramas, entre outras ferramentas.

Nesse momento de planejamento operacional também é importante decidir quem será o “dono” de cada projeto, ou seja, quem responderá por cada tarefa. Aqui também define-se qual o prazo para cada atividade a ser realizada, e quais serão os recursos utilizados. 

O planejamento estratégico e o tático visam onde a empresa quer chegar, pensando a longo prazo, e traçando estratégias macro. Já o operacional tem como foco buscar aquilo que será mais eficaz para as atividades diárias. Ele busca o aumentar a produtividade e a eficiência, aumentando a velocidade e a qualidade das entregas. 

Por mais que sejam bem diferentes, esses três tipos de planejamento que falamos acima precisam estar em total sintonia. Dessa forma, a empresa terá sucesso em sua estratégia e conseguirá atingir seus objetivos de curto, médio e longo prazo. 

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