O Armazém do futuro – novos conceitos e tecnologias

A logística é uma área importantíssima existente há muitos anos dentro das empresas. Anos atrás, as únicas preocupações da logística eram realizar o transporte, o empacotamento e a armazenagem dos produtos. 

Hoje em dia os armazéns já precisaram se reinventar de várias formas para atender a demanda do mercado. Cada vez mais as empresas necessitam de serviços logísticos, e principalmente, com maior qualidade, velocidade, e segurança. 

O futuro dos armazéns certamente será cheio de novas mudanças e inovações nas operações, no atendimento e no próprio conceito. Veremos abaixo alguns novos conceitos e novas tecnologias que certamente estarão presentes no armazém do futuro.

O conceito da Logística Verde

As empresas têm cada vez mais a necessidade de se preocuparem em diminuir os impactos ambientais de seus processos, e investir em operações sustentáveis. Um dos principais pontos desse tema é o cuidado necessário com o material utilizado na confecção do produto e em sua embalagem. É necessário se planejar pois esses materiais em algum momento serão descartados, então é importante prever quais serão os impactos destes no meio ambiente.

Esse conceito preza pelo menor uso possível de materiais no empacotamento dos produtos, e até no uso de matéria prima biodegradável e reciclada. A substituição de equipamentos antigos por máquinas modernas e inteligentes também traz benefícios como a diminuição do consumo de combustíveis fósseis e emissão de poluentes. Além disso, a logística verde também pensa em utilizar veículos que diminuam a emissão do gás carbônico, além de valorizar as rotas com menor trânsito. 

Outro ponto essencial que faz parte do conceito da logística verde é a questão da logística reversa. Anos atrás as empresas se preocupavam apenas em produzir e entregar seus produtos. Hoje é de extrema importância pensar no descarte correto dos materiais, reciclagem, ou até mesmo o direcionamento para empresas especializadas em descontaminação. Com movimentos que conscientizam sobre a questão da sustentabilidade e até mesmo, o surgimento de leis, hoje as empresas precisam planejar não somente a entrega, mas também o fluxo de retorno de seus produtos.

Utilização de Big Data no Armazém

Com o surgimento de novas tecnologias, os operadores logísticos começaram a perceber o potencial da análise de dados na área logística, otimizando cada etapa da cadeia de suprimentos.  Por trás de cada operação, produto armazenado e transportado, e sistema implantado, existem bits de informação. Esses são coletados, armazenados e analisados para chegar à conclusões a fim de fazer previsões e automatizar processos.

Com a tecnologia Big Data, através da coleta e do estudos dos dados, também é possível conhecer mais sobre as práticas de compra e perfil do cliente. Isso possibilita aos gestores a geração de insights, que estrategicamente usados, aumentam as vendas e a satisfação dos consumidores, e garantem as entregas dentro do prazo.

Inteligência Artificial no Armazém

Com a inteligência artificial é possível ter um maior controle das mercadorias e dos itens que estão chegando perto do prazo de validade, além de facilitar a identificação dos equipamentos que estejam com problemas e precisem de manutenção. 

Uma outra facilidade da inteligência artificial dentro dos armazéns é a possibilidade do gestor prever a sazonalidade dos produtos vendidos e adequar a quantidade de produção dos mesmos. Esse é com certeza um conceito importantíssimo para o armazém do futuro: reduzir o acúmulo de mercadorias estocados tendo uma operação mais dinâmica e inteligente.

Business Intelligence na Logística

Esse recurso é outro de extrema relevância também para o armazém do futuro pois ele coleta e gerencia os dados dentro do sistema para identificar se a cadeia supply shain está com alto ou baixo custo. 

O BI na logística auxilia o gestor a identificar os pontos de falha da operação, acompanhar a produtividade de sua equipe e criar fluxos dinâmicos. Isso possibilita que a produção seja feita em tempo real, sob demanda, evitando o desperdício de matéria prima e de tempo de trabalho, e também descartando o acúmulo de mercadorias como já falamos anteriormente.

A Inovação trazida pela Tecnologia 3D

Uma tecnologia que também crescerá entre os armazéns é o uso de  impressoras 3D. O ideal para o armazém do futuro é que ele esteja localizado em centros urbanos, possibilitando o fácil acesso à qualquer distribuidor, e agilizando a entrega express.

A tecnologia 3D possibilita a customização de mercadorias e a confecção de produtos de acordo com a demanda. Após impressos, os produtos serão empacotados e enviados para o transporte. O armazém com foco em produção pela tecnologia 3D utiliza um espaço pequeno e tem o foco em entregas feitas no mesmo dia, agilizando as operações e diminuindo perdas no armazém.

É nítido como o uso de tecnologias tende a crescer muito ainda dentro das operações logísticas e dos centros de distribuição. Se você quer conhecer mais sobre os principais tipos de logística existentes, clique aqui e acesse nosso conteúdo.

A Syscontrol oferece soluções integradas de automação e tecnologia voltadas para a área logística. Se você ainda não conhece, clique aqui e conheça mais, ou entre em contato diretamente com nosso time comercial

Veja mais conteúdos: