Gamificação e seus benefícios para as empresas

A gamificação é o uso de características de jogos, como desafios, fases, personagens e prêmios, usados para engajar pessoas em situações da vida real. Esse conceito já existe há muitos anos dentro das empresas, mas agora com a pandemia do Covid19, muitas outras empresas foram impulsionadas a adotar novos métodos de trabalho, como o home office. 

A utilização de gamificação em treinamentos e processos seletivos é algo muito prático e didático, e já vem sendo utilizadas por várias empresas. Agora algumas empresas estão começando a utilizar os jogos até mesmo no dia e dia de trabalho dos colaboradores. 

Dessa forma, várias companhias começaram a perceber que, o uso de gamificação no trabalho, traz mais engajamento, espírito de equipe e comunicação. Além disso, melhora os níveis de produtividade dos colaboradores, sendo no escritório, ou em trabalho remoto. Regras claras, prazos bem definidos e feedbacks frequentes são atributos que os jogos trazem para o fluxo de trabalho, que agradam muito aos colaboradores.

Os jogos são lúdicos e divertidos, e agregam muito à organização das equipes. É possível que os gestores atribuam “desafios” para seu time, ou para cada colaborador, e assim consigam acompanhar o andamento, de acordo com as “fases vencidas” e os prêmios conquistados.

Os jogos promovem a comunicação e a união das equipes

Um outro ponto positivo é a possibilidade de incluir alguns desafios extras, como por exemplo: atividades físicas, tempo em família, curso de línguas, treinamentos, etc. Com isso, além de incentivar o desenvolvimento, a empresa contribui para que os colaboradores conheçam mais sobre os interesses um do outro, promovendo e interação. 

A TalentLMS, empresa americana de educação digital, realizou um estudo que mostrou que o mercado global de ferramentas com essa tecnologia irá alcançar aproximadamente  US$ 40 bilhões até 2024. O motivo do crescimento acelerado desse mercado é o fato de o conceito de gamificação trazer benefícios significativos às empresas.

O estudo mostrou que dos trabalhadores entrevistados, 89% se sentem mais produtivos e felizes por meio da gamificação. Estes também consideram que a tecnologia aumenta a competitividade e a motivação para finalizar as atividades.

“Utilizar gamification nas estratégias de educação corporativa é uma tendência que não para de crescer. Os recursos motivacionais dos games são capazes de tornar o processo ensino-aprendizagem mais atrativo, envolvente e divertido”, explica o fundador do DOT digital group, Luiz Ferla.

A gamificação traz benefícios para várias áreas da empresa

A área de vendas com certeza é a área que mais pode se beneficiar desse conceito. Metas, desafios, trabalho em equipe, e competição saudável são atributos que um gestor comercial precisa promover em sua equipe, e que com certeza estará presente nos jogos. No entanto, a área de Marketing também tem muito a ganhar com a gamificação. Demonstração de produtos e serviços, experiências virtuais no turismo, pesquisas com o consumidor, e pesquisas internas são alguns exemplos.

A área de TI também tem uma grande oportunidade com o uso dos jogos para comunicar e treinar os colaboradores da empresa. Hoje em dia, com o crescimento acelerado da transformação digital nas empresas, é muito importante conscientizar os funcionários sobre a segurança da informação. Gamificar para passar orientações sobre os cuidados necessários é uma ótima opção, pois geralmente a realização desses treinamentos é obrigatória, e dessa forma, é possível deixar essa tarefa mais leve.

A gamificação pode agregar a muitas outras áreas também, como na saúde, na educação, e em diversas áreas administrativas e operacionais. Esses são apenas alguns benefícios dessa ferramenta, que já mostram a relevância do conceito na gestão de pessoas. E aí, que tal adotar essa tecnologia em sua empresa?

Veja mais conteúdos: