Varejo e a experiência do cliente na loja física

Quando olhamos para varejistas de alguns anos atrás, vemos que o único foco era vender. Não se dava tanta importância à outras questões, como a experiência do cliente na loja física, o atendimento personalizado, as formas diversas de pagamento, entre outras coisas. 

Já nos dias atuais, e dada a concorrência com o e-commerce, é necessário que haja alguns diferenciais para trazer o consumidor até a loja. Por que ele deveria sair de casa e se dirigir até a sua loja, quando ele poderia realizar a compra pela internet? A resposta para essa pergunta deve ser o que norteia a estratégica do seu negócio, pensando na loja física. 

Veremos a seguir algumas melhorias e inovações para você aplicar em seu espaço físico.

Torne sua loja mais atraente para o público

Primeiramente, pesquise qual é o perfil do seu público alvo. Quais são suas preferências, estilos, e outras lojas que estes costumam frequentar. Dessa forma, monte uma estratégia visando o seu objetivo, e comece a renovar sua estrutura, sua linguagem visual, a decoração, o layout, etc. E não esqueça de caprichar na fachada!

Algo importante também é fazer o uso de tecnologias, se possível, para trazer mais facilidade e conforto. É um ótimo diferencial, por exemplo, proporcionar o acesso ao WI-FI aos visitantes da loja. Outra ideia é colocar televisores na loja, que possam apresentar mais infos sobre seus produtos, mostrar o funcionamento deles, e até mesmo fazer propaganda de parceiros, se for interessante.

Foque no atendimento

Treine e prepare a sua equipe para oferecer um atendimento de altíssima qualidade. Lembre-se que um dos grandes diferenciais da loja física para o e-commerce é o atendimento presencial, face a face, com seu cliente potencial. Certifique-se de que os vendedores possuem o conhecimento técnico necessário, e/ou que estejam bem contextualizados sobre as atualidades, para sanar as possíveis dúvidas, além de direcionarem o consumidor a escolher o que melhor irá suprir sua necessidade. 

E claro, não se esqueça de orientar a equipe a sempre atender com simpatia, cordialidade e paciência. Construir um relacionamento entre marca e cliente é o principal, mesmo que a venda não seja imediatamente realizada. Conquistar a confiança deve ser um dos objetivos sempre.

Tente envolver mais de uma experiência sensorial em loja

Dê atenção às experiências sensoriais que o cliente tem ao entrar em sua loja. Música de fundo é algo muito importante, que não pode faltar. Porém, escolha muito bem a playlist. Estudos apontam que a música correta aumenta em até 35% o tempo de permanência do cliente na loja.

Cuide para que sua loja possua um aroma agradável, e que a temperatura esteja adequada, nem muito quente, nem muito frio. E claro, atente-se para que os produtos estejam bem posicionados e organizados, de forma que estejam bem visíveis para todos. 

Esteja também no mundo digital

Não é só porque o seu foco está em lojas físicas, que você não precisa estar presente também no digital. É muito importante garantir que, ao pesquisar sobre a sua loja, o cliente consiga facilmente encontrar as informações básicas, como telefone, e-mail, endereço, e site (se for o caso). Também é bacana fazer o máximo para estar presente nas redes sociais, postando as novidades, chamando seu cliente para a loja, respondendo dúvidas, enfim, criando relacionamento com o seu público-alvo, talvez, antes mesmo da compra.

Uma boa ideia também é, se possível, pensar na criação de um e-commerce para sua loja. Já que seus clientes já o conhecem, conhecem seus produtos e sua qualidade, sabendo que podem confiar, isso se torna algo natural e fácil de engatar, gerando até uma maior flexibilidade para aqueles que não conseguirem ir à loja.

Essas são algumas orientações e dicas de como tornar seu comércio mais atrativo, moderno e confortável para seu público. Lembre-se de que a experiência Omnichannel é o que os clientes mais buscam hoje. Gostam da facilidade de consultar preços e informações sobre os produtos na internet, mas não abrem mão da experiência em loja física, podendo tocar, ver, e até experimentar os produtos e soluções. 

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