Etiquetas – qual a mais adequada à sua necessidade?

As etiquetas estão em todo lugar. Elas podem ser usadas para identificação, rastreamento, controle interno, comunicação com o consumidor (como o logo, preço, etc.), destaque de alguma promoção, e várias outras finalidades.

São inúmeros tipos de etiquetas existentes que variam muito de acordo com o material utilizado. Além disso, é muito importante saber exatamente para qual finalidade as mesmas serão utilizadas. Veremos abaixo algumas principais perguntas para escolher suas etiquetas.

Etiquetas removíveis, permanentes, reutilizáveis ou sem adesivo?

Se suas etiquetas forem para expedição e para identificação de ativos, o ideal é que sejam permanentes. Já para utensílios, como louças, garrafas, vidros ou peças de decoração, estas devem ser removíveis, para que o consumidor final possa retirá-las depois da compra. Temos também as etiquetas com adesivos que podem ser retirados e colados de novo, o que encontramos hoje em dia em alguns pacotes de alimentos, como barras de chocolates, podendo abri-la e depois fechá-la novamente. Por fim temos as etiquetas sem adesivo, conhecidas como Tags, utilizadas em gôndolas, para serem posicionadas em algum suporte próprio ou penduradas em objetos.

Onde as etiquetas serão coladas?

Tirando as tags, todas as outras serão fixadas em algum lugar, e antes de comprar as suas é muito importante decidir qual será a superfície utilizada. Geralmente adesivos à base de borracha são melhores para superfícies muito porosas e irregulares. Já os adesivos acrílicos tem melhor aderência em superfícies lisas, como papel, porcelana, vidro, etc.

Quão exposta e sujeita à situações adversas a etiqueta estará?

É importante saber se suas etiquetas estarão sujeitas a serem usadas em temperaturas muito altas, ou muito baixas (congelamento). Além da temperatura, o ideal é já tentar prever se provavelmente elas estarão expostas também a ambientes externos, ou seja, contato com o sol, chuva, lama, sujeira, e outras condições. Também é legal saber se elas serão colocadas em produtos que ficam bem expostos ao atrito com outros produtos. Para todas essas situações existem materiais ideais que devem ser selecionados a fim de garantir que as informações de sua etiqueta não se percam.

Como será feita a impressão das informações?

Por fim, antes de escolher suas etiquetas é necessário já saber qual será a informação que ela conterá, e como será realizada a impressão. Elas podem conter desde códigos de barras, informação sobre ingredientes, data de validade, ou até mesmo, podem ser etiquetas que são específicas para anotações à caneta. Para a impressão, existentes diversas tecnologias, e para cada uma existe um frontal indicado, sendo algumas delas: laser, inkjet, offset, flexografia, transferência térmica entre outras. Portanto, para evitar problemas é muito importante se atentar a utilizar a etiqueta correta com  a impressora correta. Um exemplo é que as etiquetas com papel mais poroso não devem ser impressas por impressoras térmicas, mas sim por impressoras que possuem tinta líquida, preenchendo melhor os poros.

Responder essas perguntas no momento da escolha de suas etiquetas já é um ótimo começo para tomar a decisão correta!

Se você deseja ajuda para entender qual etiqueta e/ou impressora  atende melhor a sua demanda, entre em contato conosco. A Syscontrol oferece impressoras de modelos industriais, desktop e portáteis, e possui fábrica própria de etiquetas, podendo te oferecer variedade e qualidade com um preço baixo. Confira nossas soluções.

Veja mais conteúdos: