Ethernet e as redes de comunicação na era da Indústria 4.0

Redes de comunicação industrial, como a Ethernet, foram desenvolvidas muito antes da popularização do termo Indústria 4.0. Elas possibilitaram a troca de informações importantes para o processo produtivo e continuam a ser um fator de grande relevância para o desenvolvimento industrial.

A princípio, essas redes consistem em protocolos de comunicação, que podem ser definidos como meios automáticos que possibilitam o compartilhamento de dados.

No cenário da Indústria 4.0, a leitura de informações e a integração de máquinas inteligentes é um aspecto valioso para o desenvolvimento da eficiência produtiva.

O que é a Ethernet e por que aplica-la na indústria?

As redes de comunicação industrial são divididas em:

  • Ethernet – mais evoluída, permite que máquinas e dispositivos se conectem com mais precisão, como Profinet, EthernetIP e EtherCat),
  • Fieldbus (primeiras redes de campo como Profibus e DeviceNet)
  • Protocolos mais recentes alinhados com a Indústria 4.0 (como OPC/UA e TSN).

A Ethernet Industrial, uma das redes mais popular, é um meio físico de comunicação baseado na tecnologia Ethernet, que pode ser utilizado na indústria para conectar sistemas e dispositivos inteligentes.

Ela foi desenvolvida primeiramente pela Xerox PARC, responsável pela criação de tecnologias como o mouse e a impressora a laser, e surgiu da necessidade de interligar todos os computadores da organização.

Com isso, a Ethernet trouxe muitos benefícios para as empresas, como mais escalabilidade solução para a maioria das arquiteturas de computação existentes no setor industrial. Hoje, é a rede mais utilizada no mundo para troca de informações entre dispositivos.

Atualmente, as redes de comunicação industrial podem ser utilizadas para auxiliar no processo de armazenamento e compartilhamento de dados por meio de um meio físico. Com o advento do conceito de Indústria 4.0, Big Data e Internet das Coisas (IoT), os dados coletados são utilizados como base para análises e aplicações de melhorias de todo o sistema de produção.

As empresas que investem em sistemas de rede de comunicação industrial tornam seus processos mais automatizados, com maior eficiência logística e aumento da produtividade.

Qual a importância da Ethernet Industrial para a Indústria 4.0?

Redes como a Ethernet são muito importantes para que as empresas consigam processar dados. Isso ocorre em razão da imensa carga de informações que são criadas e compartilhadas a todo momento. Assim, partir da aplicação destas redes, também é possível, por exemplo, detectar possíveis falhas no painel ou dentro das máquinas.

Dessa forma, ao utilizar um protocolo de comunicação industrial compatível com a rede Ethernet é possível haver CLPs (controlador lógico programável) se comunicando com sensores, inversores de frequência, leitores RFID e diversos equipamentos industriais.

Com isso, a Ethernet industrial torna-se é um recurso fundamental para Indústria 4.0. O grande volume de dados e a alta velocidade de troca de informações que o padrão permite são essenciais para a dinâmica de comunicação ágil entre os elementos que atuam nos processos ligados à Indústria 4.0.

Veja mais conteúdos: