A importância da embalagem na logística

A embalagem é um dos itens mais importantes para as operações de uma empresa. O tipo de embalagem que uma empresa utiliza influencia na produção, finalização, transporte, armazenamento, distribuição e venda do produto.

Seja o produto grande ou pequeno, a embalagem serve para, especialmente, transportar e proteger a mercadoria, e pode ser feita com diversos materiais, como plástico, madeira, papelão, isopor e outros. Mas não é apenas na proteção e transporte que a embalagem influencia.

Veremos a seguir alguns pontos pelos quais é importante prezar por uma embalagem pensada e planejada estrategicamente da melhor forma.

Proteção e segurança

Uma das principais funções da embalagem nas operações logísticas é proteger o produto, mantendo-o seguro durante todo o transporte, desde a fabricação até a chegada ao consumidor final. A embalagem mantém todos os ítens juntos e organizados, evitando perdas de peças durante os trajetos. Também deve-se considerar a proteção contra batidas, quedas, perfurações, oxidações e mudanças climáticas, como por exemplo a umidade.

A embalagem no armazenamento

O uso de embalagens adequadas ajuda a otimizar a armazenagem das mercadorias. Padronizar tamanhos e formas de caixas possibilita o melhor aproveitamento do espaço disponível e traz mais agilidade às operações internas. Isso aumenta a velocidade com que as operações são realizadas e garante a segurança dos itens armazenados.

Agilidade no transporte e deslocamento

Além de proteger o produto, a embalagem afeta bastante a parte do transporte e deslocamento. Dependendo do material utilizado e do formato das embalagens, o manuseio fica muito mais fácil e seguro. 

Elas também ajudam na medição de espaço, possibilitando que toda área disponível dentro do veículo seja aproveitada. Além disso, o tamanho das caixas e embalagens influencia também no tempo e na praticidade do deslocamento.

Por exemplo, acomodar itens muito pequenos em caixas maiores facilita o trabalho dos funcionários das transportadoras, ao moverem vários produtos ao mesmo tempo. Outro ponto em que as embalagens impactam no transporte é na questão do custo do frete, pois podem ser consideradas na hora da cubagem.

Redução de custo na logística

Como vimos nos pontos anteriores, a embalagem tem o papel de proteger os produtos e não deixar que aconteçam danos e perdas, e além disso são pensadas de forma estratégica para aproveitar bem cada espaço do transporte e armazenagem.

Tudo isso, a longo prazo, garante uma redução de custos e perdas, e ainda, um ganho em agilidade e rapidez nos processos. Quanto menos viagens forem necessárias e quão menor for o número de perdas e desperdícios, maior será a redução de custo para a empresa.

Sustentabilidade

E claro, não poderíamos deixar de mencionar o quão grande impacto as embalagens têm na natureza, e como é possível prezar pela sustentabilidade ao escolher melhor os materiais utilizados, e planejar o descarte correto dos mesmos. É preciso pensar na forma de produção dessas embalagens, e em um possível reaproveitamento das mesmas, a fim de contribuir com a diminuição de lixo e de poluição em nosso planeta.

Estética e comunicação

Por último mas não menos importante, a embalagem também agrega grande valor ao produto e à marca, já que é um canal direto de comunicação com o público. A embalagem faz parte do processo de criação de um relacionamento com o cliente. Ela serve como atrativo, diferencial, e informativo, fatores que são extremamente importantes para a realização da compra do produto. O cliente preza muito por ler todas as informações relevantes antes de comprar, além de ser atraído por cores e formas diferentes, ou seja, uma boa estética da embalagem.

Quer ler mais sobre logística? Acesse agora o post sobre “O Armazém do futuro – novos conceitos e tecnologias”.

Veja mais conteúdos: