Automação residencial e seus benefícios no dia a dia

Nos últimos anos muito tem se falado sobre a evolução da IoT no Brasil e no mundo, e com isso, a chegada das tão esperadas casas inteligentes. Dia 1 de janeiro de 2021 entrou em vigor a lei da internet das coisas. Com isso, a expectativa é que isso torne a tecnologia mais barata, e incentive novos investimentos para o Brasil, como no mercado das casas conectadas, por exemplo.

A Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside) publicou recentemente uma análise sobre o mercado de casas inteligentes e conectadas no país. O resultado projetou um crescimento médio anual de 22% nos próximos cinco anos, o que mostra uma evolução de 178% até 2025.

Mas afinal, o que é essa tal de automação residencial? 

A automação residencial costumava ser algo utópico e distante para a maioria das pessoas alguns anos atrás. Ter uma casa inteligente, como era mostrado no programa de televisão “The Jetsons”, era algo irrealista, que existia apenas na imaginação das pessoas mais sonhadoras.

Nos dias de hoje, graças ao avanço da tecnologia e da automação, nós já temos muitos produtos e soluções presentes no mercado. Essas possibilitam a criação de uma “smart home”, integrando e programando ações do dia a dia. 

Estamos falando de IoT (Internet of Things), dispositivos inteligentes que são programados para obedecer a comandos de voz, ou remotos (através do smartphone). A expectativa é que em breve a automação chegue não apenas às residências, mas também em lojas, hospitais, escritórios, restaurantes, etc.

Alguns exemplos são lâmpadas inteligentes, que apagam e acendem sozinhas, ou playlists de músicas criadas e controladas através de comandos de voz. E até um despertador que te acorda e já começa a falar todas as tarefas que você precisa realizar naquele dia; como uma secretária virtual.

E quais os benefícios?

Conforto – Com a facilidade de integrar dispositivos e automatizar atividades rotineiras, as pessoas acabam tendo mais conforto ao não precisarem por exemplo se levantar do sofá para trocar de música, desligar a televisão, apagar o forno, fechar a cortina, ligar o ar condicionado, entre diversas outras atividades.

Segurança – As tecnologias das casas inteligentes garantem uma certa segurança também aos moradores, já que as câmeras não são mais como as convencionais, mas podem ser observadas e controladas remotamente, com vídeos em tempo real. Além disso, as lâmpadas inteligentes que detectam movimentos e acendem quando alguém passa por elas são uma ferramenta que agrega muito, ao avisar os moradores quando alguém está chegando  perto da porta de sua casa. Outro ponto interessante é a possibilidade de checar através de um toque na tela de seu celular se você realmente trancou a porta ou fechou o portão quando saiu, sem precisar se preocupar pelo resto do dia.

Controle – Com o uso de tecnologias de automação em sua casa, escritório, ou seja onde for, você garante um controle maior de tudo que acontece nesse ambiente, mesmo sem estar lá fisicamente. Por exemplo, você consegue programar a temperatura do ar condicionado minutos antes de chegar, para que esteja conforme o desejado na hora certa. Ou consegue programar a sua máquina de lavar roupas para iniciar a lavagem no horário adequado, entre várias outras facilidades.

Economia – Certos dispositivos ajudam a controlar os gastos com água e energia, como por exemplo as lâmpadas inteligentes, que apagam quando não há mais ninguém no cômodo, ou quando percebem a presença de luz do sol no ambiente.

Estes foram alguns dos vários benefícios que chegam junto com a automação residencial. Gostou do nosso conteúdo? Leia também sobre a importância da sustentabilidade dentro do escritório.

Veja mais conteúdos: