América Latina: Tendências tecnológicas

Um levantamento do GS1 (Associação Brasileira de Automação) com especialistas da IBM aponta as principais tendências em tecnologia para a América Latina nos próximo anos

Nuvem e multicloud

Segundo o IDC, até 2022, mais da metade das empresas na América Latina integrará o gerenciamento de nuvem, por meio de nuvens públicas e privadas, através da implementação de tecnologias, ferramentas e processos de gerenciamento híbridos ou multi-unificados. Além da hospedagem de dados em nuvens tradicionais, o serviço de multicloud (que implica no uso de diversos tipos de nuvem), também será uma opção que crescerá nos próximos anos, pois as empresas não ficarão dependentes de um único fornecedor, e poderão ter mais flexibilidade contando com diferentes servidores. 

Produção de softwares

Segundo o IDC, em 2025, quase 50% das empresas na América Latina serão produtoras de software e mais de 90% dos novos aplicativos estarão na nuvem. Além disso, em 2025 o setor empregará mais de 1,2 milhão de programadores na região latinoamericana.

Blockchain

Tendência que será cada vez mais desenvolvida em 2020, o blockchain se resume em uma corrente de bancos de dados (formados por blocos), que são conectados uns aos outros através de um registro público (Public Ledger). Com os registros de dados mais descentralizados, as operações se tornam mais seguras. Entre os ganhos principais do uso do Blockchain pelas empresas estão: acesso a novas tecnologias, suporte ao cliente, soluções compatíveis com o tamanho da empresa e redução de custos. 

5G

A nova geração de plataformas IoT nas empresas depende do alavancamento da tecnologia do 5G para serem impulsionadas. Isso pode ajudar as empresas a combinar novas fontes de dados com as já tradicionais, examinando informações em tempo real. Esse tipo de iniciativa permite fazer novas correlações de dados e é fundamental para agilizar mudanças.

Business Intelligence

O Business Intelligence está relacionado à coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações, para que a gestão do negócio seja otimizada e melhorada.  Nesses dados, podem ser encontrados: o padrão de concorrência da empresa, as vantagens e desvantagens dos produtos, as tendências de desenvolvimento da indústria, as políticas macroeconômicas, os direcionadores de mercado, os desafios, a padronização, os modelos de implantação e a receita gerada.

Transformação de dados em conhecimento

Cada vez mais é necessário que as empresas saibam ler, interpretar e extrair valor dos dados gerados internamente ou ainda tirar proveito de dados externos para dinamizar seus negócios. Isso será necessário para obter novos insights, monitorando o negócio a partir dos dados atuais, otimizando os processos e monetizando o conhecimento adquirido através da análise dos dados.

Tecnologias de radiofrequência

A tecnologia de radiofrequência será cada vez mais difundida em diferentes setores. Um dos principais avanços será no setor de pagamentos, como no caso do pagamento NFC (Near Field Communications), onde os clientes podem pagar apenas aproximando seus smartphones de máquinas de cartão ou de outros celulares. A conexão entre os aparelhos, nesse caso, é realizada por meio das ondas de radiofrequência. 

M-commerce

Grandes redes de varejo já estão investindo em soluções que incentivem o uso do celular no ponto de venda. Dentro do chamado conceito de m-commerce (mobile commerce), é possível usar o celular para acessar aplicativos de desconto e scanners, que leem o código de barras dos produtos or QR codes, e fazem o pagamento pelo celular, além de fornecer outras informações sobre o produto que está sendo adquirido. 

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