3 problemas que você pode evitar usando o código de barras

A otimização das etapas da cadeia de produção da indústria e do varejo teve um aumento considerável após a difusão do uso de sistemas de código de barras.

Atualmente o código de barras é uma das tecnologias mais conhecidas do mundo e possui muitas aplicações que auxiliam na economia de tempo e recursos dos empresários.

A função básica dos códigos de barras é aumentar, com segurança, a velocidade de entrada de dados em sistemas informatizados.

Como usar o código de barras para evitar problemas nos negócios?

Toda a aplicação com código de barras pode ser analisada pelo impacto em vendas, margens maiores e baixo desperdício.

Quando um produto errado ou a quantidade incorreta é enviada a um cliente, os danos são altos e podem custar muito caro para a empresa. No entanto, é algo que pode ser evitado quando o sistema de código de barras é implementado e utilizado corretamente. Confira abaixo alguns prejuízos que podem ser evitados com a ajuda do código de barras:

O código de barras pode impedir a perda de vendas

Entregas erradas irritam o cliente, que acaba não querendo comprar novos produtos da empresa. Com isso, o vendedor terá que gastar tempo e recursos para reconquistar esse cliente.

Além disso, o envio de mercadorias não detectadas leva a perdas diretas, além de inventários errados, o que pode gerar a perda de possíveis vendas. Dessa forma, a identificação e a rastreabilidade de todos os produtos é necessária e fundamental para evitar esse tipo de situação.

Para realizar a leitura desses códigos de forma rápida e precisa, é recomendável que a empresa invista em leitores e coletores de dados ágeis e resistentes. Essa características são importantes pois, quando operados em fábricas ou áreas de logística, os coletores podem sofrer quedas ou estarem expostos a condições diversas de temperatura.

Evita que margem bruta total seja reduzida

Envios em excesso de mercadorias são definidos como entregas em desacordo com os valores faturados. Com isso, esse problema causa a redução da margem bruta total da empresa, mas pode ser evitado com a utilização de códigos de barras para identificar a entrada e saída de mercadorias do estoque.

Diminui o alto desperdício

Clientes normalmente demoram a pagar por entregas erradas. Essa demora do pagamento causa a redução do fluxo de caixa, gerando até mesmo um aumento dos custos com empréstimos.

Além disso, o erro na seleção de produtos aumenta os custos com as transportadoras, o que também gera um maior trabalho e mais desperdício de materiais por conta dos produtos entregues de forma incorreta ou armazenados com erros.

Quer impedir que todos esses problemas aconteçam na sua empresa? Conheça o portfólio Syscontrol para automação por código de barras e garanta a eficiência e qualidade dos processos do seu negócio.

Veja mais conteúdos: